Paciente: Sexo feminino. Vinte anos.
Estresse pós-traumático. Alucinações visuais.
Avistamentos de um vulto, o "homem grande".
Cartas de tarô, de origem desconhecida.
Muda.
Mora só.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Do elenco: Maico Silveira


Hi! You can also read the Kassandra's English Version!

Já falamos bastante de Renata Stein, a protagonista de Kassandra. Hora de começar a falar dos outros integrantes do elenco. Um deles é Maico Silveira, que faz o terapeuta que cuida de Kassandra. 

Maico é um ator gaúcho com passagem na França e na Espanha. Apesar da participação em vários filmes entre curtas e longas, seu ecossistema costumeiro é o palco. Ou o que puder se tornar num palco: seu monólogo O Dia em que Aprendi a Dizer Não não precisa mais que um cubículo para ser encenado. 

Como um ator acostumado ao teatro entrou neste projeto? Maico é velho conhecido do diretor Ulisses da Motta Costa e de boa parte da equipe de Kassandra (como o compositor Chico Pereira e o produtor Roberto Coutinho). Ele participou do primeiro curta realizado por eles, O Gritador (2006). Na ocasião, Maico fez teste para três personagens diferentes e foi bem em todos -- o que motivou o diretor a comentar: "Esse cara está no filme. Não sei ainda em qual papel, mas está no filme".

Em Kassandra, ele tem uma participação pequena em cena. Contudo, sua presença foi essencial para se debater os conceitos de atuação e para o trabalho de preparação e ensaios. Como é também um pensador do teatro, ele  e Ulisses debatiam as diferentes ideias de atuação que dividem o trabalho na câmera e nos palcos.

"Em dado momento, conversamos sobre Hitchcock, que dizia ser essencial que, no suspense, o ator conseguisse fazer um olhar neutro, com o qual o diretor construiria o significado que quisesse através da montagem", lembra Ulisses. "E Maico passou a exercitar esta neutralidade, dando tintas muito leves de intenção num que outro momento, num trabalho de sutileza bastante difícil".

"Logo no início dos ensaios eu comentei com o Ulisses sobre 'alguns vícios de atuação, e completei: 'não me deixe fazer esse tipo de coisa no filme'", sublinha o ator. "Acho que ele conseguiu nos guiar de uma maneira muito suave em direção à proposta do trabalho. Ninguém ainda tinha feito suspense, e o próprio suspense nos ensina muito sobre interpretação em cinema".

Maico também tem participação no "filme dentro do filme" em Kassandra. Mas isso é assunto para outro post...

Nenhum comentário:

Postar um comentário